Município de Alijó


Sanfins do Douro

Sanfins do Douro
Freguesia de Sanfins do Douro no Google Maps
Sanfins do Douro surge ao passante, encavalitada numa colina, entre belas vinhas e extensos olivais. Esta freguesia foi habitada desde os tempos pré-históricos, especialmente no período neolítico, como comprovam machados de sílex que aí foram encontrados. Posteriormente, a presença romana também deixou marcas evidentes, com o aparecimento de moedas no castro, assim como pontes e vias romanas.
Existem duas possíveis teorias para o surgimento deste topónimo: a primeira relacionada com um culto cristão muito antigo, chamado-se esta vila nos tempos da ocupação romana de “São Félix”, a outra, relacionada com a sua situação geográfica, uma vez que a freguesia se situa na fronteira do Douro, logo “São os Fins do Douro”.
A principal actividade económica da população continua a ser a primária, essencialmente a vitivinicultura, região onde se produz um “Néctar dos Deuses”, mas também o olival, entre outras de menor expressão, contudo Sanfins do Douro também tem pequenas indústrias, tais como serralharias, carpintarias, entre outras.
O orago desta Freguesia é Nossa Senhora da Assunção e tem uma das romarias mais conhecidas e frequentadas do país, realizada no segundo fim-de-semana de Agosto em honra da padroeira de Nossa Senhora da Piedade. Curiosa é a forma como o andor desta última é disputado. No dia da procissão, dois grupos da vila, denominados de “Grupo novo” e “Grupo velho”, disputam o direito e o prazer de transportar o andor com perto de mil quilos pelas ruas, através de um leilão. O grupo que oferecer mais dinheiro ganha esse direito.
Quanto ao património desta aprazível vila destacamos o seguinte: igreja matriz, residência episcopal, capela de São Tiago, Santuário de Nossa Senhora da Piedade, ponte e calçada romana, fontes, cruzeiros, alminhas, marcos pombalinos, solar dos Condes de Vinhais, casas senhoriais, entre muitos outros.

Artesanato: Latoaria, cestaria, tanoaria, ferraria e brinquedos tradicionais.

Gastronomia: Cabrito assado, bola de carne, tripas, doce de abóbora, marmelada, doce de cereja, as famosas fritas de chila, vinhos finos e de mesa.

Colectividades: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sanfins do Douro, Grupo de Zés Pereiras, Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento n.º 949 – Sanfins do Douro, Grupo de Jovens, Grupo de Teatro e fanfarra.

Presidente: Ana da Conceição Sequeira Sobrinho de Sousa
 
Sede de Freguesia:

Largo dos Bombeiros Voluntários
5070-358 Sanfins do Douro
Tel: 259 686 119
Fax: 259 686 119
e-mail: freguesiadesanfinsdodouro@gmail.com

Coordenadas GPS:

GPS: +41°17'39.13", -7°31'3.72"

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta: 09.00h - 12.30h | 14.00h - 17.30h

Informações Úteis:


Nome da Freguesia: Sanfins do Douro
Nº de Habitantes: 1495
Distância a Alijó: 7Km
Área: 1845 ha
Povoações: Sanfins do Douro, Cheires, Agrelos, Cova de Lobos 
Telefone: 259 686 119


* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN