Município de Alijó


União de Freguesias de Pópulo e Ribalonga

União de Freguesias de Pópulo e Ribalonga
União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga no Google Maps

União das Freguesias do Pópulo e Ribalonga

Pópulo

Pópulo, do latim “Populum”, fica situado, de acordo com a memória do Padre Gonçalo Domingos, pároco desta Freguesia em 1758, “em uma campina alta e áspera, ficando-lhe um levantado monte de fragas ao sudoeste e outro ao nascente, ambos fortificados pelos povos pré e proto-históricos, especialmente o segundo, chamado antigamente de Castelo de S. Marcos". Junto ao Castro de S. Marcos, existia a remotíssima ermida de Santa Maria do Pópulo, o mais antigo templo, certamente, dos povos cristãos que aqui estacionaram.
Pertenceu até dois de Outubro de 1853 ao Concelho de Murça, ficando desde esta data ligado ao atual Concelho de Alijó.
Tem como principais atividades agrícolas a produção de batata, castanha e milho. A sua população também dedica muito do seu tempo ao pastorício.
A festa anual em honra de Nossa Senhora da Boa Morte é realizada no primeiro domingo de setembro, junto do Castelo da Freguesia do Pópulo.
 No que respeita ao património, esta Freguesia possui uma capela de cariz simples no Pópulo, datada do século XVII, possuindo uma série de molduras e pinturas que representam a vida de Cristo e a Anunciação. Também mantém inúmeras casas de estilo transmontano, feitas de pedra da região.

Ribalonga

Situada na parte norte do concelho de Alijó, Ribalonga, pertencia no século XIII à paróquia de Vila Chã.
O orago desta freguesia é Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus. De acordo com uma lenda da Idade Média, Joaquim e Ana viviam muito tristes, porque não conseguiam ter filhos, já que eram estéreis. Joaquim decidiu, então, dirigir-se para o deserto, onde passou quarenta dias em jejum e oração. Terminados esses quarentas dias, apareceu-lhe um anjo anunciando a chegada de um filho. De facto, Ana ficou grávida e nasceu uma bela menina, à qual deram o nome de Maria.
Possuidora de um Castro revela a sua importância como reduto fortificado nas terras de Panóias.
As principais atividades da população são a pastorícia, a batata, o centeio, milho e um pouco de vinha. É uma Freguesia com grandes extensões de montanha e pinhal.
Quanto ao seu património possui uma igreja do século XVII (1683) de estilo barroco; miradouro; fonte dos namorados; cruzeiro vermelho; o cabeço do tambor; pedra formosa (com trabalho e decorações típicas de um balneário castrejo).

A União de Freguesia do Pópulo e Ribalonga faz fronteira com o limite norte do Concelho, com as freguesias de Vila Verde, Pegarinhos, Vilar de Maçada e Vila Chã, assim como com a Região Demarcada do Douro a sul.

A União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga é composta pelas seguintes povoações: Cal de Bois, Casas da Estrada, Pópulo, Vale de Cunho, Rapadoura e Ribalonga.

Artesanato: Trabalhos em linho, objetos de madeira trabalhados com navalha.

Gastronomia: Cozido à portuguesa; feijoada à transmontana; alheiras; linguiças.

Presidente: Maria Filomena Cunha Santos Nogueira 

Sede da Freguesia:

Rua da Alegria
5090-000 Pópulo
Tel: 259 511 820 

Coordenadas GPS:

GPS: +41°22'21.98", -7°30'14.96"

Horário de funcionamento:

Domingo: 10.00h - 12.00h

Informações Úteis:

Nome da Freguesia: Pópulo
Nº de Habitantes: 508
Distância a Alijó: 15Km
Área: 2192 ha
Povoações: Cal de Bois, Casas da Estrada, Pópulo, Vale de Cunho, Ribalonga, Rapadoura


* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN