Município de Alijó


Alijó, um território humanizado!

Presidente - Eng.º Carlos Jorge Magalhães

O concelho de Alijó é delimitado geograficamente pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e pela “serra de Perafita”. Tem uma área aproximada de 300 Km2 e pertence à Comunidade Intermunicipal do Douro.
Inserido na Região Demarcada do Douro, este Município que é um pedaço do “Reino Maravilhoso” de que nos fala Miguel Torga, tem duas microrregiões distintas:

A zona que se estende desde o planalto de Alijó até à “serra de Perafita e ao rio Tinhela e Tua onde, além da floresta tipicamente trasmontana, predominam espécies ajustadas ao clima da região, algumas delas características da parte meridional do país, como é o caso da amendoeira, da figueira, da oliveira, da laranjeira e outras árvores de fruto bem como a produção de hortícolas e alguma pastorícia. É nesta parte do Concelho, mais propriamente na margem direita do rio Tua, que se situa uma mancha de floresta, maioritariamente de sobreiro e “matos mediterrânicos”, que é uma das “portas de entrada” no Parque Regional Natural do Vale do Tua.

A zona que vai desde o planalto de Alijó até aos rios Pinhão e Tua, de caraterísticas mediterrânicas, em que prevalece a cultura vitivinícola (nesta microrregião são produzidos vinhos do Porto, Moscatel e de Mesa de qualidade ímpar a nível mundial), numa paisagem humanizada – PATRIMÓNIO MUNDIAL – onde se destacam o “carácter único do território, a relação natural da cultura do vinho com a oliveira”, a “autenticidade e integridade da paisagem cultural” e o trabalho imensurável do homem, ao longo de séculos, na construção de muros de xisto que são poemas esculpidos na paisagem.

O Município de Alijó - um território humanizado que recebe quem o visita com um sorriso de mosto – espera por si todos os dias do ano.


Menu Principal


* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN