Risco de Incêndio Florestal

O Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em estreita colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desenvolveram uma nova ferramenta, mais intuitiva, para monitorização do Índice de Risco de Incêndio Florestal.

A nova ferramenta, abaixo apresentada, em formato de hiperligação, utilizável com acesso à internet, reflete em simultâneo o Risco de Incêndio e as restrições associadas ao uso do fogo.

É importante relembrar que o Risco de Incêndio Florestal apresentado não liberaliza o uso do fogo nos espaços agroflorestais e deve ser utilizado como indicador para a utilização de fogo na atividade agroflorestal, bem como não indica o Risco de Ocorrência de Incêndio Florestal, mas sim um grau de desenvolvimento de Incêndio Florestal com maior ou menor intensidade e velocidade de propagação em caso de ocorrer um Incêndio Florestal, o que por si só aumenta a necessidade de atenção a ter com o uso de fogo, para que não dê origem a um Incêndio Florestal, punível por lei.

Para aceder basta clicar na hiperligação:

Adicionada: 20 de Março 2017