Montarias em Alijó são já um cartaz turístico

A Câmara Municipal de Alijó tem vindo a organizar, na Zona de Caça Municipal, montarias reconhecidas como de “grande sucesso” em toda a região. O número de animais abatidos, montaria após montaria, bem como a eficácia organizativa têm contribuído para cimentar a adesão dos caçadores a estes eventos. No passado sábado, 31 de Outubro, o dia nasceu solarengo na freguesia de Vila Chã onde teve lugar a primeira montaria deste Outono / Inverno. Chapéus com rabos de javali à orelha, blusões camuflados de bolsos para múltiplas serventias, calças enfiadas em botas a atirar à cowboy, estojos de armas ao ombro, os caçadores iam chegando aos grupos ao restaurante “O Gordo” na Zona Industrial de Alijó. Ao todo mais de cem participantes, metade dos quais não são residentes no município de Alijó. Ao “mata-bicho” não jorrou vinho de caneca em copo por questões de segurança. “Cuidados acrescidos no que respeita à prevenção de acidentes”, justificou, deste modo, Adérito Figueira, director da montaria e Vice-presidente da Câmara Municipal de Alijó, procurando, de copo de sumo na mão, explicar a ausência de álcool na refeição que antecede o acto venatório. Sorteadas as portas, os monteiros foram transportados para a área da montaria – uma mancha florestal nos arredores da Barragem de Vila Chã com uma área de cerca quinhentos hectares. Mal estoirou o morteiro que assinalou o início da montaria e logo os cães, afoitados pelos matilheiros, começam a bater encostas e vales com a alegria que lhes é típica. Ao todo, sete matilhas. Pouco passava das quinze horas quando um novo morteiro – foguete potente que se faz ouvir em toda a área geográfica onde está a decorrer a montaria – deu por finda a caçada. Foram recolhidos os caçadores e os animais abatidos. Seis javalis e entre eles um “navalheiro” – animal de grande porte. Seguiu-se o tradicional almoço, uma feijoada à transmontana, onde não faltaram as “estórias de caçadas e caçadores”. No final foram arrematados os animais e anunciada nova montaria para o dia 5 de Dezembro.

Adicionada: 03 de Novembro 2009

Meteorologia